Image Map

2 de maio de 2016

Um feriado na Vila de Itaúnas – ES


A triste realidade de voltar de um feriadão bate forte (e o post demorou tanto a sair que já fazem 84 anos). Foram quatro dias inteiros do lado do maridinho aproveitando um dos destinos mais bem falados do Espírito Santo. Foi tão gostoso, tão relaxante e com fotos tão bonitas, sabe? Eu tinha que fazer um post sobre o assunto.
Isso e o fato de que alguns amigos já estão pedindo dicas do lugar e sempre fica mais fácil dizer: “dá uma olhada lá no meu blog que tem um post”. Sim, a preguiça de responder meus amigos me motiva a escrever.
Mas onde é Itaúnas? Porque é tão bem quista?
Itaúnas é uma vila charmosa no norte do Espírito Santo. Fica próxima à divisa com a Bahia e pertence ao município de Conceição da Barra. Fica a 25 km de Conceição da Barra e a 270 km de Vitória - ES. Não tem erro pra chegar lá. BR-101 até a entrada de Conceição da Barra (a placa da cidade parece mais propaganda de hotel, mas tudo bem dá pra sacar). Depois é pegar a entrada para Itaúnas (bem sinalizada) e andar os próximos quilômetros de terra que te separam da pacata vila, tenha um pouco de paciência, já comece a entrar na vibe pé no chão...
Um pouco de história (meio que roubada da Wikipédia, sorry)
A Vila de Itaúnas surgiu por volta do século XVIII, em decorrência da derrubada da mata nativa, abundante na época devido às empresas de celulose. Há muitos anos, a vila possuía uma pequena faixa de mata que a separava do mar. Era essa vegetação que segurava o avanço do lençol de areia, que se movimenta constantemente com a ação do vento Noroeste, muito comum no norte do Espírito Santo. Com a derrubada dessa faixa de mata, entre as décadas de 1950 e 1970, a areia avançou sobre a antiga vila, soterrando-a. Hoje restam apenas algumas ruínas, que podem ser observadas de tempos em tempos, quando a areia as descobre.
Pracinha da Vila 
Enquanto a vila era encoberta pela ação da natureza, a prefeitura de Conceição da Barra adquiriu terras do outro lado do rio. Ali, foi erguida a nova vila, que lá se encontra até hoje. E as dunas que foram a ruína da antiga vila, hoje são o atrativo turístico principal de Itaúnas.
Apesar de originariamente constituir uma vila de pescadores e se situar encravada em meio a um Parque Estadual de Preservação Ambiental, a Vila oferece toda a infraestrutura necessária, com estabelecimentos residenciais e comerciais, assim como áreas reservadas e próprias para camping. Só não tem caixa eletrônico nem posto de gasolina, então vá abastecido!
Onde ficar?
Existem MUITAS pousadas e estalagens em Itaúnas, para todos os tipos de gostos e bolsos. Um bom guia que encontrei na internet quando estava pesquisando sobre a vila foi esse aqui> http://www.rotascapixabas.com/2010/10/02/serie-especial-itaunas-5-onde-ficar/. Tem todos os detalhes dos melhores lugares para se hospedar.
Nós nos hospedamos na Estalagem Vila Tânia. A experiência foi bem agradável, o serviço foi muito bom, o quarto era ótimo. O único ponto negativo é que se você quiser consumir qualquer coisa que tenha trazido, mesmo que eles não tenham no cardápio, você paga uma taxa. E também eles proíbem o uso da toalha do quarto na piscina, mas não avisam isso antes para que você leve uma toalha para esse fim. Ou você dá um jeito ou vai pro quarto encharcada. Link da pousada aqui: http://www.vilatania.com.br/vilatania/
Nosso quarto com rede na varanda
área externa da pousada
O que fazer?
Bom, realmente não vá pra Itaúnas esperando um dia cheio de atividades. É um lugar pra relaxar, descansar a alma, se conectar com a natureza, andar de havaianas o tempo todo. A Bibi me avisou que não precisava levar nada além de havaianas eu insisti numa sandália. Foi peso a tôa...
A principal atração de Itaúnas são as dunas e a praia que está além delas. Precisa ter um pouco de fôlego pra subir e estar pelo menos com um chinelo porque a areia é quente. 
 Essa é a entrada da praia. Tome um fôlego e suba com fé
Mas não se anime tanto que ainda tem mais um pouco
Nessa hora você olha esse horizonte delícia e toma o fôlego para os últimos metros

A praia é delicia, tem quiosques onde você pode consumir, quando a maré está baixa várias “piscininhas” se formam na areia onde as crianças brincam a vontade.  Quando a maré sobe a tarde fica mais complicado já que a água toma boa parte da faixa de areia. Muitas pessoas vão de carro até a entrada do Parque e de lá sobem a duna para a praia. Eu realmente acho desnecessário. É coisa de 1 km de caminhada do centro da Vila e se você não tiver coxas que assam como eu, vale muito a pena.
Delícia de lugar!
No caminho para a praia, logo na entrada do Parque Estadual de Itaúnas você passa por uma ponte sobre o Rio Itaúnas. Assistimos um belíssimo pôr do sol de lá.
 

Dois passeios imperdíveis são a Praia de Riacho Doce e o balneário de Costa Dourada, em Mucuri na Bahia.
As duas praias são acessadas por uma estrada de chão (boa e sinalizada) que atravessa o próprio Parque Estadual. São 16 km da Vila até Riacho Doce e uns 30km até Costa Dourada. Fomos apenas para conhecer e gastamos apenas uma manhã para conhecer as duas. O mais triste foi conhecer a Praia de Riacho Doce sem Riacho Doce. Explico: normalmente o Riacho encontra o mar e você pode tomar banho de Rio na faixa de areia da praia. Mas devido a seca, o riacho não estava dando as caras.
Estrada que leva à Riacho Doce e Costa Dourada
Praia de Costa Dourada - Mucuri - Bahia
Praia de Costa Dourada - Mucuri -  Bahia
Praia de Riacho Doce - Itaunas - ES
 Para os amantes da aventura, existe a possibilidade de contratar guias para realizar trilhas, passeios de caiaque e bugre. Nós dispensamos.

Além de ir para as praias, tem a maravilhosa parte de comer! A vila possui vários restaurantes excelentes. O preço não é dos mais baixos, mas vale cada centavo.
Restaurante do Cizinho
Comemos no Cizinho, o restaurante mais famoso de lá onde comi um filé com queijo e banana que é de comer rezando, no Lobo do Mar, que fica quase em frente ao Cizinho também com um cardápio ótimo. 
Comemos uma Piadina na La Piada que é nada mais que uma portinha comandada por um italiano mesmo, que faz essa massa na chapa com recheios delícia. Comemos numa pizzaria chamada Oásis uma pizza deliciosa, massa fininha, recheio na medida, acompanhada de um chopp artesanal da casa incrivelmente bom!
me deu água na boca só de lembrar desse chopp
placa da birosquinha do italiano que vende a piadina delícia e dá pra ver o climinha bucólico da vila a noite
Todos os lugares ficam bem próximos uns dos outros que ficam bem próximo da praça, que ficam bem próximo de qualquer pousada. Resumo: em Itaúnas tudo é muito próximo. É convite para deixar o carro de lado e andar.
Uma grande atração de Itaúnas, mas que nós não desfrutamos, é o forró! No mês de Julho a vila recebe um festival nacional de Forró muito disputado. Se você quiser vaga é melhor começar a procurar já. Não sei se foi porque era baixa temporada, mas mesmo com o feriadão não encontramos nenhum forró pra ir. Ou talvez tenha começado mais tarde e a gente realmente dormiu cedo por esses dias. Enfim, fica pra próxima.
Resumo da ópera:

Precisa dizer mais? Resumo é: Vá pra Itaúnas, vá logo! Se você está querendo um lugar pra relaxar, desconectar e experimentar a simplicidade, a calmaria, vá amanhã!
Foram dias realmente incríveis e já bateu aquela saudade.


Um comentário:

  1. Meu Deus, que delícia de lugar, que praias, que paz, que pizza (deu até fome). Acho lindo demais essas praias que tem metros e metros e mais metros de faixa de areia. Mar renova as forças, né, melhor forma de passar um feriado prolongado.

    ResponderExcluir

E aí? o que você achou?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...