Image Map

15 de março de 2016

Meu Bullet Journal baixo orçamento


Quem me conhece sabe: sou desmemoriada em níveis alarmantes. Meu marido, coitado,  sofre. Ele fala as coisas eu esqueço, eu falo as coisas e esqueço que falei, eu penso que falei coisas que na verdade não falei. Meu jeitinho.

Só que fazer isso na vida pessoal é mais tranquilo. Quando comecei a trabalhar, lá nos meus 18, 19 anos, tive que bolar estratégias para contornar meu problema e ser uma pessoa organizada no ambiente de trabalho. Calhou também de eu trabalhar com uma pessoa maravilhosa que me capitaneou nesse mundo de planejamento, padrão e organização, minha amiga linda e gateira, Renata.

Desde esta época eu sempre fiz uma agenda personalizada, agendas comuns nunca atendiam minhas necessidades. Montamos algo de forma que pudéssemos anotar as atividades e tudo mais que fosse pertinente. Ligava pra algum contato? Anotava o número lá! Visitava algum site importante? Anotava lá. Listas de atividades? Também. A ideia era manter todas as informações concentradas em apenas um local, onde eu pudesse recorrer quando precisasse relembrar alguma informação.

Agenda de 2014. Capinha fofinha com os migs do trabalho e páginas divididas por semana com bastante espaço para anotações diversas.Eu mandava encadernar. E sim, eu guardo os antigos
 Dai que esse ano eu descobri o tal do Bullet Journal, ou BuJo para os íntimos, que nada mais é que um pouco do que eu já fazia, só que mais elaborado e com adições muito legais pra facilitar ainda mais a organização e visualização das informações. Estou usando não apenas para a vida profissional como também, e principalmente, para a vida pessoal.

Se você buscar por Bullet Journal na internet, principalmente no Pinterest (♥), vai encontrar um milhão de ideias, cadernos que são verdadeiras obras de arte.

Mas meu objetivo não era fazer arte, só me organizar mesmo, então meu BuJo é bem simplificado. Um blog que me ajudou muito no processo de montagem foi o Desancorando da Maki que explica muito direitinho o conceito todo com fotos lindas.

O Bullet Journal tem algumas características importantes que por mais que pareçam desnecessárias, ajudam muito no dia a dia de uma pessoa desorganizada e desmemoriada por natureza. Vou explicar todas as características do meu a partir das fotos que tirei dele.

1 – A escolha do Caderno
 
 

A maioria da galera que faz o Bujo utiliza cadernos de brochura quadriculados. Eu procurei algo parecido pelas lojas daqui e não achei nada que me agradasse e também me incomodava um pouco a questão da Brochura, porque não sei lidar muito bem. Não dá pra arrancar páginas direito (coisa que eu faço com uma certa frequência) e é um pouco difícil de manusear, na minha humilde opinião. Então eu achei esse caderno da Credeal que tem o tamanho de uma agenda, o que é bom pra carregar na bolsa, Tem linhas normais (me irrita o quadriculado também), mas que tinha uma capa horrorosa. Tá, não era horrorosa, era uma paisagem, mas não ficou muito mais legal com minha pattern de caveiras mexicanas? Hein?

Imprimi, colei, passei contact em cima. Simples assim. Coloquei por dentro também na parte interna da capa da frente e atrás. Fiquei muito mais feliz.

 2 – INDEX e KEY (ou Sumário e Chave, mas eu sou metidinha nos ingrêis)


INDEX nada mais é que um sumário, onde você vai colocando as marcações importantes com o número da página onde está para facilitar a localização. Desnecessário dizer que outra questão é a necessidade de numerar as páginas. Ajuda MUITO. Acredite.

KEY são os símbolos que você usa pra identificar e tipificar as coisas que você coloca no caderno. Uma caixinha para tarefa, caixinha preenchida para tarefa realizada, bolinha para evento e assim vai. Vocês podem ver a minha na foto. Vai de cada um. Esse padrão visual para separar as anotações é muito bacana e eficiente. 

3 – Calendários anual e mensais
 

Bom, não precisa explicar pra que serve calendário né? Risos. Só que aqui vem em duas versões. Um calendário anual para facilitar a busca por datas e uma visualização geral da coisa e calendários mensais onde você pode fazer anotações nas datas para não se esquecer de eventos, consultas, aniversários, tarefas e outras anotações rápidas que precisam ser lembradas naquele dia e mês específicos.  A maioria dos donos de BuJo desenham no próprio caderno esse calendário mensal, mas meu TOC visual não permite porque poderia ficar torto, ou desproporcional. Aí eu fiz uma versão no computador que eu imprimi e colei nas páginas. Coloquei o arquivo aqui caso você queira baixar.

Aqui vale a ressalva. Normalmente as pessoas desenham o calendário mensal e logo após dele passam para a próxima parte que eu vou mostrar que são as anotações daquele mês. Aí, assim que acaba o mês, desenham o próximo e continuam. Isso não dá muito certo pra mim, porque preciso anotar coisas nas caixinhas que vão acontecer nos meses seguintes. Aí simplesmente colei os doze calendários mensais na sequencia e depois comecei as anotações. Mas isso é o que funciona pra mim. O legal do Bullet Journal é esse: você pode adaptar para seu jeito e suas necessidades, coisas que agendas normais não permitem.

4 – Anotações e Habit Tracker


Aí começam as anotações e o céu é o limite. Eu costumo fazer uma lista de tarefas todo começo de mês, deixo umas duas páginas reservadas para isso pois vou adicionando novas tarefas ao longo do período. Tem também o Habit Tracker (ou rastreador de hábitos. Já sabem, metidinha) tem o objetivo de te ajudar no monitoramento de atividades que você quer avaliar a frequência com que realiza. Eu coloco coisas como academia ou menstruação. Cada um coloca o que achar pertinente.  


Eu não escrevo todo dia, escrevo quando realmente preciso registrar algo. No meio do caminho vão entrando receitas que eu fiz e gostei, lista de filmes e series pra ver, textos e fases bacanas que eu li, ideias para o blog, enfim, tudo que eu achar digno de registro. 

Desculpe os detalhes íntimos na imagem hahahahah
É isso, galere. Não tem muito segredo. Só posso dizer que o BuJo tem me ajudado muito na organização geral da minha vida e tem sido um grande exercício de criatividade. É sempre bom ter um caderno por perto pra anotar aquela ideia que surge do nada, ou fazer aquela listinha que ajuda a se concentrar no meio desse turbilhão de informação que é a vida.

Quando você coloca no papel as coisas, parece que tudo fica mais claro e acessível e até ajuda a definir prioridades e traçar planos. Coisas que eu nunca consegui com agendas normais, reais ou virtuais. Tentei vários aplicativos no celular mas nunca foi tão eficiente quanto o Bujo é. Talvez porque o celular tem muitas distrações e quando estou escrevendo no meu caderninho estou com foco total naquilo. Não sei, é uma teoria.

E vocês o que fazem pra se organizar? 

15 comentários:

  1. Esse ano adotei uma dessas agendas fichário, pela mesma razão que você optou pelas personalizadas:eu posso customizar como eu quiser. Li o post da Maki sobre o BuJO também e quero adaptar pra minha agenda, mas não tinha pensado em procurar no pinterest (embora tenha um board inteiro de planners lá...), boa dica. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pinterest é vida né? perco o rumo da vida pinando

      Excluir
  2. BuJo é vida ♥
    Pra mim foi o melhor método de organização, o único que funcionou mesmo. E o legal é usar pra isso mesmo, pra dar um jeito na vida sem pressão, sabe? A gente vai fazendo conforme surge a necessidade, e isso, pra mim, é o mais legal! Beijos e obrigada pela indicação ♥

    ResponderExcluir
  3. Como assim? O seu de "baixo" orçamento ficou mais prático do que vários que encontrei hahaha. Adorei! Eu queria um Bullet Journal, mas sou um desastre na organização. EU ESQUEÇO DE ANOTAR e quando anoto ESQUEÇO DE OLHAR rs

    SOCORRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou dessas que esqueço de olhar, Clayci!!! mas acabei criando uma rotina com o BuJo por incrível que pareça!!!

      Obrigada!! beijos!

      Excluir
  4. Ai, gente... Também sou tão esquecida na vida! E realmente, é uma coisa que me incomoda demais. Sinto que muitas ideias foram pro saco inúmeras vezes. haha... Adoreiiii a ideia, cara! Sinto que preciso adotar pra minha vida! Beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super uso pra anotar toda e qualquer ideia que me vem a cabeça e tem sido uma grande ajuda pra não perdê-las!!! tenta e me conta!!!

      bjs!!

      Excluir
  5. adorei. eu sempre tento me organizar da melhor forma porque se não acabo esquecendo. o que funciona pra mim são as notas no notebook que são a primeira coisa que aparecem quando o ligo. Caderno eu acabo escrevendo e esquecendo or um bom tempo hahaha acho que as tecnologias nos deixaram mais esquecidas porque hj não nos preocupamos tanto em memorizar já que o celular por exemplo, nos lembra quando anotamos algo!
    beijão e boa sorte na sua organização!
    www.batomesaltoalto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marina!! Eu usei por muito tempo o celular e não me dei com nenhum aplicativo. Acho que o ato de escrever a mão me ajuda a lembrar e fixar tudo... não sei só sei que tá funcionando!!

      beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Eu uso uma agenda comum mesmo.
    Nunca tinha ouvido falar em Bullet Journal, mas adorei a ideia! Acho que pode ser uma opção pro próximo ano!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agendas comuns me davam agonia, porque os dias que eu não escrevia ficava aquele espaço vazio e me dava TOC!! kkkkk

      Excluir
  7. Nossaaaaa... Isso vai mudar a minha vida!! Acho que achei a solução pra mim. Tenho mania de fazer planilha pra tudo e por isso tenho um bilhão de arquivos (até sobre minha menstruação). É terrível, eu sei. Mas eu sou do tipo que precisa ver tudo separado, ou me perco toda. Acho que o Bujo pode ser minha salvação. E td graças a vc, Nanay <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já contaminei Carol!! Tenta e me conta o que deu!!!! beijo negaaa!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

E aí? o que você achou?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...