Image Map

5 de maio de 2016

A Garota das Letras

Assisti por esses dias ao filme "A Garota Dinamarquesa" que conta a história da primeira mulher transexual, que se tem registro, que se submeteu a uma cirurgia de mudança de sexo.

Ao longo dos vários minutos belíssimos de filme vemos um Einar Weneger em conflito com quem ele era por dentro em contraste com seu corpo físico. Os medos, a aceitação, o sofrimento e a necessidade urgente de mudança, de coerência. Ele queria olhar no espelho e ser capaz de se enxergar, como quando ele fechava os olhos e pensava em si mesmo. Lili Elben queria viver, mas para isso Einar Weneger teria que morrer. Com ele sua profissão como pintor, seu casamento com Gerda, seus alicerces numa sociedade extremamente julgadora.

Terminei de assistir o filme e comecei a traçar um paralelo com a minha própria vida nos últimos tempos. Longe de mim aqui querer me comparar ao sofrimento e processo de mudança que uma mulher ou homem trans sofrem. Mas me sentindo extremamente empática com a necessidade de coerência do que somos por fora e por dentro.

Eu cresci rodeada por essa nuvem de cobrança pelo sucesso profissional. Não culpo meus pais por isso, eles queriam o meu bem, queriam que eu me tornasse o que eles não tiveram oportunidade de ser. Mas de certa forma isso me transformou por dentro. Eu sabia que tinha certas habilidades, mas eu também tinha essa certeza de que elas não seriam suficientes para que eu pudesse me tornar uma profissional bem remunerada, conquistar os bens materiais que constam no checklist da felicidade.

Então eu vasculhei dentro de mim e trabalhei duro para desenvolver outras novas capacidades. Eu me esforcei de verdade. Eu me tornei uma garota dos números e passei a viver disso. O checklist da felicidade foi começando a ser preenchido item por item, o que fazia com que eu cada dia mais acreditasse que essa era minha verdadeira identidade.

Mas o mais estranho é que mesmo no mundo dos números, eu comecei a me destacar pelas letras. Bons relatórios, Bons estudos, Boa comunicação, Boa arte. Aquela pulga atrás da orelha.  Aquele calor no peito quando um texto meu era elogiado.


E daí que há poucas semanas atrás eu me senti Einar ao vestir pela primeira vez um vestido. Aquela grande pergunta pairou sobre a minha cabeça: Porque não recomeçar? Porque não se reencontrar com aquela garota das letras do passado? Porque não tomar novos rumos? Traçar novos planos? Sonhar novos sonhos?

Muitos medos vieram, talvez o maior deles era o de estar muito velha para isso. De já ter deixado o tempo passar demais e ser incapaz de me reencontrar. Mas minha vontade de me sentir coerente com quem sou por dentro foi muito maior. E agora sou. Estudante de letras.

Ainda não sei os rumos que isso vai tomar, não sei o futuro da coisa toda. Por hora só venho, como Lili, sentindo a textura do leve tecido, a leveza das meias de seda, o abraço do lenço floral e a sensação indescritível de se olhar no espelho e enxergar a si mesma.

*As imagens do post são pinturas de Gerda Weneger, a esposa de Einar, retratando Lili Elbe.

6 comentários:

  1. Nunca, NUNCA se está velho demais para fazer o que se sonha. Guarde isso! Só temos uma vida pra viver, lute sempre pelo que você quer =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho e pelo incentivo!! Bjs

      Excluir
  2. Lendo esse post é inegável que você tem um dom enorme com as palavras. Que delicadeza o paralelo que você fez do filme com a sua própria vida, seu próprio momento de descobertas e modificações. Acredito que nunca é tarde pra nada nessa vida, e tudo compensa esse reencontro com a nossa essência, a sintonia com nós mesmos. Tudo de bom pra ti nessa nova etapa da vida! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, obrigada mesmo pelo elogio e pelas palavras de incentivo! Esse processo de re-descoberta tem sido incrível de verdade!

      Excluir
  3. Nunca é tarde demais. Esses dias li uma postagem bem bacana no Facebook sobre isso. Caso não tenha visto, me manda mensagem que eu envio pra você. É super motivador!

    Um bj e que suas buscas sejam sempre maravilhosas,
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi no facebook esses dias um vídeo maravilhoso sobre o assunto... Um cara no deserto falando sobre o objetivo da vida e o que estamos fazendo para persegui-lo! Amei...


      Re, obrigada pela sua visita é palavras carinhosas! Sou sua fã!

      Excluir

E aí? o que você achou?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...